sábado, 4 de julho de 2009

David Hockney


Este retrato de David Hockney,foi pintado em 1999,e é um óleo sobre tela com 100x73 cm,e que na altura em que o pintei era quase como se fosse uma homenagem. De facto,David Hockney é um artista pelo qual nutro uma grande admiração pela sua grande capacidade de trabalho,e pela sua sensibilidade à beleza no sentido clássico.É quase impossivel ficar indiferente às suas cores fortes,nas pinturas,quase como Matisse,e a sensualidade do traço,que podemos observar nos seus desenhos,que denunciam uma grande admiração por Picasso,artista que Hockney nunca chegou a conhecer pessoalmente.

Voltando ao meu trabalho,talvez o retrato que eu tenha feito não consiga fazer justiça ao talento de Hockney,mas a intenção também conta...

sexta-feira, 3 de julho de 2009

duas mulheres


Esta tela,de 2003,é de uma fase em que a pintura de Gerhard Richter,estava ainda muito presente no meu trabalho e que foi talvez a partir do conhecimento da obra deste artista que direccionei o meu trabalho num determinado sentido estético.

Tal como todas as outras obras que aqui mostrei,esta é mais um óleo sobre tela,onde apenas utilizei tons de cinzento feitos a partir do preto e do branco...por vezes utilizava também o amarelo ocre para dar a estas pinturas o aspecto de fotografias amarelecidas pelo tempo.O tamanho desta obra é o mais pequeno de todos os que já mostrei:24x18 cm.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Militar no rio Zaire



Esta pintura é de 2001,e pertence a um ciclo de pinturas a que chamei, África-64 ao qual também pertence a corveta de guerra,e gravitam à volta da estadia do meu pai na guerra colonial. Cresci a ouvir esporadicamente contar histórias desse tempo ao meu pai,e ainda hoje o costumo acompanhar nos jantares a que ele anualmente participa com os antigos companheiros.


Quando decidi pintar a partir de fotografias,das primeiras que encontrei,foram do álbum de guerra do meu pai.


Esta imagem retrata o meu pai num momento de descontração no meio da guerra, em que ele e os seus companheiros decidem ir dar um mergulho no rio Zaire.

sexta-feira, 19 de junho de 2009


Warhol/Basquiat
Óleo sobre tela
120x100 cm
2007

Warhol/Basquiat

Esta obra que decidi mostrar hoje,é para mim um trabalho que,agora à distancia de três anos se revela de particular importância...não que seja a minha obra "favorita",mas pelo facto de na altura em que a fiz,ter iniciado com mais consciência,um determinado conceito na minha pintura.
Interessava-me todo o percurso das obras de arte,e o efeito de depêndencia que provoca naquelas pessoas (eu,incluído...)que preferem ir aos museus,do que ir à praia.Se a tudo isto juntarmos a complexidade do mercado da arte,então o tema que eu pretendo explorar torna-se mesmo muito interessante.Claro que todas estas considerações são apenas um exercício de Estética,que pode ser muito bem combatido pela Ética.Muitas vezes,nem eu próprio,consigo discernir,com absoluta certeza qual o real sentimento que me move quando escolho uma determinada figura do universo artístico para pintar ou outra qualquer manifestação artística para me apropriar desse momento e o transformar em pintura,mas seja qual for esse sentimento,que pode ir desde a ironia à tragédia,sei apenas que faz parte do jogo.

sábado, 13 de junho de 2009


Chuck Close (versão-1)
óleo s/tela
120x100 cm
2008
colecção particular-Leiria

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Chuck Close (versão-1)

Desta vez decidi mostrar uma tela mais recente,datada de 2008.Esta tela tal como o título indica,retrata Chuck Close,o pintor fotorealista americano que pinta retratos de familiares, e amigos artistas,como se fossem fotografias de passe com três metros de altura.Curiosamente,a imagem que usei como base para esta pintura,foi tirada quando Chuck Close era ainda um estudante universitário que queria imitar Willem De Kooning no seu trabalho.
Quanto ao trabalho própriamente dito,é um óleo sobre tela,com a particularidade de ter sido pintado em quadriculas de 10 cm tratadas como se cada uma fosse uma pintura independente.