quinta-feira, 30 de julho de 2009

Museo del prado-1(after Thomas Struth)


Depois de quase duas semanas sem actualizar o blogue,vou finalmente colocar um trabalho bastante recente,concluído apenas há algumas semanas,e que se chama:Museo del Prado-1,e que é um óleo sobre tela pintado em 2009,a partir de uma fotografia de Thomas Struth.

Aqui nesta pintura de 50x33 cm,decidi aplicar um filtro do photoshop muito rudimentar,e só posteriormente pintar o resultado da imagem.

A pintura mostra um grupo de pessoas que visitam o museu do prado,e que inicialmente seria para se chamar visita de estudo,mas como me parecia que algumas pessoas não seriam estudantes,decidi-me por mudar o nome para Museo del Prado.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Kung-fu


Kung-fu é uma pintura de 2004,óleo sobre tela,com 100x73cm que como algumas que já aqui mostrei,é monocromática ,mas com a diferença de aqui, o cinzento dar lugar a tons de verde.

O tema,evoca os populares filmes que nas décadas de 70 eram muito populares até nas próprias aldeias,e que ainda são uma memória bem viva nas pessoas da minha geração.Aqui fica a minha homenagem aqueles tempos e aos filmes.

sábado, 4 de julho de 2009

David Hockney


Este retrato de David Hockney,foi pintado em 1999,e é um óleo sobre tela com 100x73 cm,e que na altura em que o pintei era quase como se fosse uma homenagem. De facto,David Hockney é um artista pelo qual nutro uma grande admiração pela sua grande capacidade de trabalho,e pela sua sensibilidade à beleza no sentido clássico.É quase impossivel ficar indiferente às suas cores fortes,nas pinturas,quase como Matisse,e a sensualidade do traço,que podemos observar nos seus desenhos,que denunciam uma grande admiração por Picasso,artista que Hockney nunca chegou a conhecer pessoalmente.

Voltando ao meu trabalho,talvez o retrato que eu tenha feito não consiga fazer justiça ao talento de Hockney,mas a intenção também conta...

sexta-feira, 3 de julho de 2009

duas mulheres


Esta tela,de 2003,é de uma fase em que a pintura de Gerhard Richter,estava ainda muito presente no meu trabalho e que foi talvez a partir do conhecimento da obra deste artista que direccionei o meu trabalho num determinado sentido estético.

Tal como todas as outras obras que aqui mostrei,esta é mais um óleo sobre tela,onde apenas utilizei tons de cinzento feitos a partir do preto e do branco...por vezes utilizava também o amarelo ocre para dar a estas pinturas o aspecto de fotografias amarelecidas pelo tempo.O tamanho desta obra é o mais pequeno de todos os que já mostrei:24x18 cm.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Militar no rio Zaire



Esta pintura é de 2001,e pertence a um ciclo de pinturas a que chamei, África-64 ao qual também pertence a corveta de guerra,e gravitam à volta da estadia do meu pai na guerra colonial. Cresci a ouvir esporadicamente contar histórias desse tempo ao meu pai,e ainda hoje o costumo acompanhar nos jantares a que ele anualmente participa com os antigos companheiros.


Quando decidi pintar a partir de fotografias,das primeiras que encontrei,foram do álbum de guerra do meu pai.


Esta imagem retrata o meu pai num momento de descontração no meio da guerra, em que ele e os seus companheiros decidem ir dar um mergulho no rio Zaire.

sexta-feira, 19 de junho de 2009


Warhol/Basquiat
Óleo sobre tela
120x100 cm
2007

Warhol/Basquiat

Esta obra que decidi mostrar hoje,é para mim um trabalho que,agora à distancia de três anos se revela de particular importância...não que seja a minha obra "favorita",mas pelo facto de na altura em que a fiz,ter iniciado com mais consciência,um determinado conceito na minha pintura.
Interessava-me todo o percurso das obras de arte,e o efeito de depêndencia que provoca naquelas pessoas (eu,incluído...)que preferem ir aos museus,do que ir à praia.Se a tudo isto juntarmos a complexidade do mercado da arte,então o tema que eu pretendo explorar torna-se mesmo muito interessante.Claro que todas estas considerações são apenas um exercício de Estética,que pode ser muito bem combatido pela Ética.Muitas vezes,nem eu próprio,consigo discernir,com absoluta certeza qual o real sentimento que me move quando escolho uma determinada figura do universo artístico para pintar ou outra qualquer manifestação artística para me apropriar desse momento e o transformar em pintura,mas seja qual for esse sentimento,que pode ir desde a ironia à tragédia,sei apenas que faz parte do jogo.