Esta obra é um contraponto a uma outra pintura com o mesmo título,que era pintada em tons de cinzento, e onde o artista em causa era um jovem estudante universitário ainda em busca de um estilo e de uma orientação estética. Aqui o artista surge nos dias de hoje, provavelmente, na abertura de uma exposição sua, em amigável conversa com uma das suas convidadas,e em que é visível a sua debilidade fisica. Mas nem o facto de se encontrar numa cadeira de rodas, o impede de ser um pintor notável.
A imagem que se vê atrás é nada mais nada menos que Bill Clinton, o antigo presidente americano.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Caixa de cartão
Pintura de 2000,que representa uma caixa de cartão vazia no chão do meu estúdio. Foi pintada a partir de uma fotografia estantânea ao estilo das antigas Pollaroid,e que não era de todo uma fotografia de grande qualidade.
Na altura,lembro-me que pintei algumas versões desta caixa,todas de dimensões reduzidas:24x19 cm ,e actualmente a maior parte delas quase nem sei ao certo onde se encontram. Uma delas ficou numa galeria em Lisboa que aceitou ver um portfólio,meu e ficou com um trabalho destes como amostra,outra (esta) oferecia-a a um amigo...
Na altura,lembro-me que pintei algumas versões desta caixa,todas de dimensões reduzidas:24x19 cm ,e actualmente a maior parte delas quase nem sei ao certo onde se encontram. Uma delas ficou numa galeria em Lisboa que aceitou ver um portfólio,meu e ficou com um trabalho destes como amostra,outra (esta) oferecia-a a um amigo...
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Museo del prado-1(after Thomas Struth)

Depois de quase duas semanas sem actualizar o blogue,vou finalmente colocar um trabalho bastante recente,concluído apenas há algumas semanas,e que se chama:Museo del Prado-1,e que é um óleo sobre tela pintado em 2009,a partir de uma fotografia de Thomas Struth.
Aqui nesta pintura de 50x33 cm,decidi aplicar um filtro do photoshop muito rudimentar,e só posteriormente pintar o resultado da imagem.
A pintura mostra um grupo de pessoas que visitam o museu do prado,e que inicialmente seria para se chamar visita de estudo,mas como me parecia que algumas pessoas não seriam estudantes,decidi-me por mudar o nome para Museo del Prado.
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Kung-fu

Kung-fu é uma pintura de 2004,óleo sobre tela,com 100x73cm que como algumas que já aqui mostrei,é monocromática ,mas com a diferença de aqui, o cinzento dar lugar a tons de verde.
O tema,evoca os populares filmes que nas décadas de 70 eram muito populares até nas próprias aldeias,e que ainda são uma memória bem viva nas pessoas da minha geração.Aqui fica a minha homenagem aqueles tempos e aos filmes.
sábado, 4 de julho de 2009
David Hockney

Este retrato de David Hockney,foi pintado em 1999,e é um óleo sobre tela com 100x73 cm,e que na altura em que o pintei era quase como se fosse uma homenagem. De facto,David Hockney é um artista pelo qual nutro uma grande admiração pela sua grande capacidade de trabalho,e pela sua sensibilidade à beleza no sentido clássico.É quase impossivel ficar indiferente às suas cores fortes,nas pinturas,quase como Matisse,e a sensualidade do traço,que podemos observar nos seus desenhos,que denunciam uma grande admiração por Picasso,artista que Hockney nunca chegou a conhecer pessoalmente.
Voltando ao meu trabalho,talvez o retrato que eu tenha feito não consiga fazer justiça ao talento de Hockney,mas a intenção também conta...
sexta-feira, 3 de julho de 2009
duas mulheres

Esta tela,de 2003,é de uma fase em que a pintura de Gerhard Richter,estava ainda muito presente no meu trabalho e que foi talvez a partir do conhecimento da obra deste artista que direccionei o meu trabalho num determinado sentido estético.
Tal como todas as outras obras que aqui mostrei,esta é mais um óleo sobre tela,onde apenas utilizei tons de cinzento feitos a partir do preto e do branco...por vezes utilizava também o amarelo ocre para dar a estas pinturas o aspecto de fotografias amarelecidas pelo tempo.O tamanho desta obra é o mais pequeno de todos os que já mostrei:24x18 cm.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
