segunda-feira, 23 de novembro de 2009


Chuck Close (versão-2)
óleo s/ tela
80 x 58 cm
2008

Chuck Close (versão-2)

Esta obra é um contraponto a uma outra pintura com o mesmo título,que era pintada em tons de cinzento, e onde o artista em causa era um jovem estudante universitário ainda em busca de um estilo e de uma orientação estética. Aqui o artista surge nos dias de hoje, provavelmente, na abertura de uma exposição sua, em amigável conversa com uma das suas convidadas,e em que é visível a sua debilidade fisica. Mas nem o facto de se encontrar numa cadeira de rodas, o impede de ser um pintor notável.
A imagem que se vê atrás é nada mais nada menos que Bill Clinton, o antigo presidente americano.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009


Caixa de cartão
óleo s/ tela
24x19 cm
2000

Caixa de cartão

Pintura de 2000,que representa uma caixa de cartão vazia no chão do meu estúdio. Foi pintada a partir de uma fotografia estantânea ao estilo das antigas Pollaroid,e que não era de todo uma fotografia de grande qualidade.
Na altura,lembro-me que pintei algumas versões desta caixa,todas de dimensões reduzidas:24x19 cm ,e actualmente a maior parte delas quase nem sei ao certo onde se encontram. Uma delas ficou numa galeria em Lisboa que aceitou ver um portfólio,meu e ficou com um trabalho destes como amostra,outra (esta) oferecia-a a um amigo...

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Museo del prado-1(after Thomas Struth)


Depois de quase duas semanas sem actualizar o blogue,vou finalmente colocar um trabalho bastante recente,concluído apenas há algumas semanas,e que se chama:Museo del Prado-1,e que é um óleo sobre tela pintado em 2009,a partir de uma fotografia de Thomas Struth.

Aqui nesta pintura de 50x33 cm,decidi aplicar um filtro do photoshop muito rudimentar,e só posteriormente pintar o resultado da imagem.

A pintura mostra um grupo de pessoas que visitam o museu do prado,e que inicialmente seria para se chamar visita de estudo,mas como me parecia que algumas pessoas não seriam estudantes,decidi-me por mudar o nome para Museo del Prado.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Kung-fu


Kung-fu é uma pintura de 2004,óleo sobre tela,com 100x73cm que como algumas que já aqui mostrei,é monocromática ,mas com a diferença de aqui, o cinzento dar lugar a tons de verde.

O tema,evoca os populares filmes que nas décadas de 70 eram muito populares até nas próprias aldeias,e que ainda são uma memória bem viva nas pessoas da minha geração.Aqui fica a minha homenagem aqueles tempos e aos filmes.

sábado, 4 de julho de 2009

David Hockney


Este retrato de David Hockney,foi pintado em 1999,e é um óleo sobre tela com 100x73 cm,e que na altura em que o pintei era quase como se fosse uma homenagem. De facto,David Hockney é um artista pelo qual nutro uma grande admiração pela sua grande capacidade de trabalho,e pela sua sensibilidade à beleza no sentido clássico.É quase impossivel ficar indiferente às suas cores fortes,nas pinturas,quase como Matisse,e a sensualidade do traço,que podemos observar nos seus desenhos,que denunciam uma grande admiração por Picasso,artista que Hockney nunca chegou a conhecer pessoalmente.

Voltando ao meu trabalho,talvez o retrato que eu tenha feito não consiga fazer justiça ao talento de Hockney,mas a intenção também conta...